Foto: Micro e Pequena Empresa e os cuidados para se firmar no mercado

Micro e Pequena Empresa e os cuidados para se firmar no mercado

Postado por • 05 outubro 2017

Você sabia que 05 de Outubro é Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa? Por isso, hoje vamos falar sobre empreendedorismo e os cuidados que uma empresa iniciante precisa ter para se consolidar. Com uma estratégia bem planejada, é possível ganhar destaque já nos primeiros meses.

Mas quais são os principais passos para fortalecer seu negócio? O ponto essencial é traçar as metas de curto e longo prazo antes de se lançar no mercado. Calcule gastos, lucros, tempo para ver os resultados e todos os outros elementos necessários para criar uma estabilidade nos primeiros meses. É importante ter o capital mínimo para essa etapa inicial.

Mas há outras ações que ajudam a construir uma imagem no mercado. Confira a seguir algumas dicas para a sua micro e pequena empresa conquistar público.

Posicionamento

Um posicionamento claro faz com que o público-alvo possa se identificar com o seu negócio. Por isso, a construção da marca deve ser baseada em um produto ou serviço específico, que possa levantar a força da empresa.

Escritórios de advocacia, por exemplo, costumam se especializar em um segmento específico, como causas trabalhistas, penais, ambientais etc. Os valores e a transparência também devem ficar claros, pois são elementos muito valorizados no mercado.

Identidade

Assim como o posicionamento, a identidade deve seguir uma linha única. O marketing precisa ser feito de uma forma clara e de acordo com os valores definidos, exprimindo verdade. Não há nada pior do que divulgar uma mensagem e praticar o oposto; isso resulta em quebra de confiança no público.

A identidade visual também precisa ser respeitada. As cores, por exemplo, são características que fazem o público associar o visual à marca. Por isso, o material da empresa, como sites e anúncios, precisa utilizar a mesma base conceitual de design e cores.

Capacitação

Excelência e qualidade são características imprescindíveis no serviço não só de uma micro e pequena empresa, mas de qualquer tipo de negócio. Logo, é importante garantir o conhecimento dos funcionários e investir em capacitação.

É interessante desenvolver apresentações e palestras sempre que julgar necessário para que todos estejam sempre alinhados com as estratégias e características da empresa.

Identificação e renovação

Seu público precisa estar em sintonia com os seus serviços. Por isso, você precisa saber identificar os momentos do mercado e dos clientes para saber como se ajustar às mudanças.

O que ontem era tendência no seu ramo pode já não ser no dia seguinte. A identificação com o público e a atenção às novidades são fundamentais para criar estratégias de renovação.

Boa administração

Todos os passos citados fazem parte de uma boa administração. Para gerenciar seu negócio da melhor forma possível, você deve proporcionar um ambiente agradável a funcionários e clientes, atendimentos diferenciados e garantir estratégias de marketing de qualidade.

Localização

E não vamos esquecer que o seu escritório precisa estar bem localizado. Na hora de abrir sua sede, fique atento ao acesso que a localização proporciona a seus clientes, no caso de eles precisarem te visitar e agendar reuniões.

O local do seu escritório influencia bastante na escolha do cliente em relação à concorrência. É por isso que a Eko Construtora pensou estrategicamente ao desenvolver o JM 600, prédio comercial de última geração localizado na melhor região de Arujá.

A própria cidade é estrategicamente posicionada, próxima ao Aeroporto de Guarulhos, rodoviárias e principal polo comercial do Alto Tietê. Conheça o JM 600 e veja como sua estrutura é perfeita para a sua micro e pequena empresa.

Quer Receber nossas novidades?